Eu soooou sinceeeero - mas pra quê?

Eu sempre fui uma pessoa sincera, mas essa não é a característica que mais me define e eu acho isso bom. Eu acho que se fosse pedido para algum amigo meu me definir com uma palavra, 'sincera' não seria a primeira palavra que viria a mente desse amigo. (ou pelo menos eu acho que não)

Minha sinceridade é do tipo que se você pergunta, eu falo. Mas eu quase sempre penso antes de falar, porque eu acho que nem todo mundo quer que a gente seja realmente sincero. Um exemplo disso, é aquela amiga que te encontra numa festa e pergunta, 'Essa roupa ta boa, amiga?' Pô! Primeiro que eu acho essa pergunta super desnecessária. Já que ta lá, não vai adiantar nada perguntar se ta bom ou não. Se tiver ruim, ela vai embora? Mas se perguntou, eu tenho que responder, né? E mesmo se ela estiver horrível, eu provavelmente não vou ter coragem de acabar com a festa da menina. Pra que eu preciso ser sincera nessa hora? Talvez muita gente condene essa atitude; ache que não ser sincero é ser mentiroso. Eu acho que há maneiras diferentes de falar. Eu posso pensar numa maneira de expressar minha opinião e ser sutil ao mesmo tempo, talvez algo como 'Ah amiga, você sempre ta bem' Pronto! Acabou o assunto! Eu não dei detalhes sobre nada, a menina não vai ficar magoada e vai desencanar. 
Aquela história de 'eu não usaria, mas ficou ótimo em você' é péssima também. Se você não usaria é porque é feio. Ninguém deixaria de usar algo que é bonito, né? 

E isso tudo eu falei porque antes de ontem, eu presenciei, no mesmo dia, duas situações feias de sinceridade desnecessária. 
A primeira foi na sala de aula. No final da aula, a maioria dos meus alunos já havia terminado a atividade de revisão para a prova. R, então, foi se sentar perto de T. T, um menino muito bacana, mas sincero demais, foi logo dizendo. 'Nu, R, cê ta fedendo!' Eu não acreditei no que ouvi. R, um menino suuuper gracinha e incapaz de magoar alguém, disse 'Eu não' e começou a usar uns argumentos do tipo 'Você não tem prova...' Mas T insistia 'Nossa, foi só você chegar que deu o maior fedor aqui' Alguns dos outros alunos reprimiram a atitude de T e eu achei isso super legal. Aproveitei disso para fazer a maior cara de reprovação pra T e mandá-lo parar, e pra não deixar ninguém mais sem graça, dei por encerrado o assunto. Todos foram embora e T ficou arrumando seu material, aproveitei pra dar uma 'sentada nele'. Disse que há momentos que mesmo que estejamos certos, nós não precisamos expressar nossas opiniões. Devemos pensar nas pessoas pra não as ridicularizarmos. Enfatizei o fato de ele poder ter magoado R e do clima chato que poderia ficar entre eles por algo que T poderia ter, simplesmente, evitado. T pareceu ter reconhecido o erro e eu o encorajei a se desculpar com R. Não sei se ele o fará, acho que desculpas não devem ser obrigadas, mesmo porque ele já é grandinho e precisa entender que ele é quem deve tomar essa decisão. Espero que ele a tome, mas se não tomar, que, pelo menos, pense das próximas vezes, antes de magoar alguém por bobeira.

Logo após a aula, outra situação ocorreu, mas foi entre professores. Eu já ia comentar do incidente na minha sala, mas nem pude, porque vi algo pior acontecendo entre 'gente grande'.Estávamos eu e mais duas professoras na sala dos professores. Eu folheava uma revista e as outras duas mexiam no computador. L perguntou se tínhamos Facebook. Me adicionou e depois adicionou P. Quando ela viu a foto de P, disse 'Nossa, P, preciso ser sincera. Você não ta boa nessa foto!' Caraca, eu fiquei com a maior vergonha alheia pelas duas. Pela menina que falou, que é uma sem noção, na minha opinião e por P que, mesmo sendo uma pessoa desencanada, ficou visivelmente sem graça. E L não se dava por vencida, como se não bastasse, ficou lá dando detalhes do motivo da foto não estar boa. 'Ah, é porque você está com cara de cansada, ta assim, assado...' E quem é que perguntou? Ela olhava pra mim, meio que querendo um apoio moral, que eu endossasse a 'tese dela' mas eu tava tão sem graça que só dei um risinho xoxo e continuei folheando a revista. P tentava se justificar, 'Ah, é que to cansada mesmo e não tenho outras fotos minhas no meu computador.' Olha que situação mais constragedora! Você ter que ficar se justificando em cima de uma opinião que você nem pediu! Fato é que L não parava de falar e só piorava a situação. Eu acabei ficando sem paciência e saí da sala. Fiquei com uma antipatiazinha da menina. E nela eu não podia dar uma sentada, né? Mas minha forma de 'protesto' foi ter saído da sala sem concordar com nada do que ela disse.

E é esse tipo de sinceridade que eu acho feia e desnecessária. Falando do segundo caso, eu penso que se elas fossem amigas, não estivessem em público, e a menina tivesse como mudar a foto, seriam outros quinhentos. E mesmo assim, teria que haver um bom senso. Nem sempre a opinião da gente importa. Tem horas que a gente pode guardar a língua dentro da boca simplesmente para não magoar o outro. Isso, pra mim, é um ato de amor, de se importar com o outro. Ser sincero é importante, mas se nossa sinceridade não demonstra amor primeiro, ela é vaga.

beijos,
Deb

3 comentários:

Annie Mucelini disse...

É isso aí. A sinceridade tem que ser temperada com amor, senão não é qualidade. É defeito, é pura maldade.

Cíntia Mara disse...

Eu tenho que lutar muito comigo mesma por causa disso. Não fico dando opinião quando não pedem, mas quando me perguntam, a minha expressão denuncia tudo. É "sim" ou "não", não tem meio termo :X

Suelen disse...

Concordo com vc Debinha.
As vezes eu acho que sou uma péssima amiga, pq não sou sincera.
Mas é que eu não consigo dizer a verdade em alguns casos.
Esses dias estava conversando com uma amiga que é beem sincera, e se ela ver alguma coisa de errada em alguma amiga ela fala mesmo. Tipo, ela tem uma amiga que sua bastante e as vezes dá um 'cheirinho', ela disse um dia estavam em uma festa e chamou a menina num cantinho e disse que ela tava com 'cheirinho', a menina chamou ela e foi pra casa tomar um banho e voltaram pra festa. Ela disse que a menina agradeceu por ela ter falado.
Eu não sei se teria coragem de falar, só se eu fosse bem aberta com a amiga, mas sei lá, é constrangedor. Mas se alguém ser sincera comigo, dependendo do caso, eu iria gostar, pq as vezes a gente tá dando umas mancadas e sempre é preciso alguem avisar, né.rsrs

Design by Blogger Templates