Eu sou uma professora de verdade

Flores queridas!
Desculpem a ausência do jardim, é que agora eu sou uma professora, uma professora de verdade; e minha vida tem se resumido a ler apostilas e livros da faculdade, e agora, preparar aulas de inglês para turmas de 1ª a 4ª série.
Na verdade, a parte das apostilas e livros da faculdade já existia há algum tempo, mas a vida de 'professora de verdade' começou hoje!
Até ontem, minha experiência como educadora contava apenas com alguns anos cuidando de crianças em turmas de Escola Bíblica Dominical, Encontros Bíblicos de Férias e dando algumas explicações particulares que nem sei se poderiam ser chamadas de 'aulas'. Mas hoje as aulas da faculdade de Psicologia infantil e Didática começaram a fazer mais sentido.
Eu senti na pele o trecho da música do Gonzaguinha que a professora de Didática passou nas primeiras aulas deste período : 'veja o brilho dos meus olhos e o tremor das minhas mãos', só que ao contrário.
O tremor das mãos começou assim que cheguei na escola e vi um monte de crianças correndo, brincando e rindo. Eu queria que elas gostassem das aulas de inglês e de mim, mas não só por gostar, queria que os momentos que passássemos juntos fizessem diferença na vida delas, assim como eu sabia que fariam na minha, proporcionando, assim, o brilho nos olhos. E foi o que eu pedi na breve e sincera oração que fiz antes de entrar na primeira classe: a 2ª série.
Creio que a diretora colocou o primeiro horário para a 2ª série como uma espécie de prova de fogo, pensando: ou ela vai amar, ou ela vai sair correndo. E apesar de eu ter pensado que algum membro meu ficaria por lá, eu amei.
A turma, embora agitada, é muito carinhosa, e isso fez valer a pena as 145286579456782015 vezes que eu tive que mandar alguém sentar ou não bater no colega. E na saída, eu ganhei um super abraço surpresa em grupo, o que me fez pensar que perderia alguma parte. Mas não, saí de lá inteira e pronta pra outra. E a outra foi a 1ª série.
A 1ª série era a 2ª maior e, consequentemente, mais agitada. Mas como eles eram menores, foi mais fácil impor respeito e colocar ordem. Eles também foram doces e participativos, e no final, me pediram pra não ir embora porque a 'tia' que iria entrar era muito brava e eu era calminha, hauhauhauh.
Da 2ª eu fui pra 3ª série, preparada pro pior, já que eles eram maiores. Me enganei completamente. Tá, nem tão completamente assim... Mas tirando uns 2 ou 3 engraçadinhos que queriam chamar a atenção, a turma é ótima, interessada e participativa, o que fez a aula render e eu perceber que eles realmente haviam aprendido o que eu me propus a ensinar.
A 4ª série é o sonho de qualquer professor do ensino fundamental: pouquíssimos alunos, e todos meninas (sem preconceitos, mas sabe, né, meninas são mais comportadas e fáceis de lidar nessa idade). Foi a única turma em que eu não tive que levantar a voz em nenhum momento, nem ficar insistindo pra repetirem as expressões em inglês. Elas eram moças - 'princesas', como eu as chamei. E a aula foi tão proveitosa que eu nem vi o tempo passar!
No final das contas, eu ganhei balas, desenhos e flores, mas também, e principalmente, abraços beijos, e sorrisos - sinceros.

6 comentários:

Annie Mucelini disse...

Owwwwn!!! Que lindo, Bel!

Eu nem sabia!

Parabéns!
;***

amgmontavon disse...

Seu post me fez voltar alguns (poucos) anos atrás e relembrar minhas primeiras experiências em sala de aula. Aquele friozinho na barriga, a voz tremida, o medo de falar bobeira e por aí vai...
Confesso que depois que a gente se apaixona pela profissão não tem mais volta. Então querida Bel, prepare-se e bem vinda ao outro lado kkkk

Bjos

Claudio Daniel disse...

ainda bem q eles n t confundiram com os outros alunos! =D

dar aula pra crianca ehhhh mt legal!!!

o problema sao qndo comecam a nos bombardear com perguntas e curiosidades.
"tia... como fala isso em ingles?"
"tia... qntos anos vc tem? onde vc mora? o q vc gosta de fazer? ...."

=D

aproveite..
divirta-se!
Claudipo Daniel

Anônimo disse...

Parabéns Bel!
Legal isso de ser professora...
E concluindo o q o Claudio falou a parte mais legal é qdo eles perguntam
"Tia... A senhora tem namorado?E orkut?"

Bel disse...

Hahaha... Pois é!
A idade muitos já perguntaram, alguns fizeram cara de espanto pq deviam ter achado que eu tinha quase a idade deles.
Mas outros mais indiscretos perguntaram se eu era casada. Acho que eles relacionam idade à casamento, deve ser por isso que eles me chamam de 'tia'! Hauhauh.

Bel disse...

Ps: Anônimos queridos, não esqueçam de identificarem suas postagens! hehe =]

Design by Blogger Templates