E sem mais delongas... o que sou.

“Sou o que se chama de PESSOA IMPULSIVA. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que IMEDIATAMENTE. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. Há um perigo: se reflito demais, deixo de agir. E muitas vezes prova-se depois que eu deveria ter agido. ESTOU NUM IMPASSE. Quero melhorar e não sei como. Sob o impacto de um impulso, já fiz bem a algumas pessoas. E, às vezes, ter sido impulsiva ME MACHUCA MUITO. E mais: nem sempre meus impulsos são de boa origem. Vêm, por exemplo, da cólera. Essa cólera às vezes deveria ser desprezada; outras, como me disse uma amiga a meu respeito, são CÓLERA SAGRADA. Às vezes minha bondade é FRAQUEZA, às vezes ela é benéfica a alguém ou a mim mesma. Às vezes restringir o impulso me ANULA e me DEPRIME; às vezes restringi-lo dá-me uma sensação de FORÇA INTERNA.QUE FAREI ENTÃO? Deverei continuar a ACERTAR e a ERRAR, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo LUTAR e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um JOGO INFANTIL, do que tantas vezes é uma ALEGRIA PURA. Vou PENSAR no assunto. E CERTAMENTE O RESULTADO VIRÁ SOB A FORMA DE UM IMPULSO. Não sou madura bastante ainda. OU NUNCA SEREI.”

Clarice Lispector

2 comentários:

Rute Almeida disse...

Só foi preciso ler a primeira frase pra saber de quem era o texto.

"Quero melhorar e não sei como."
"ESTOU NUM IMPASSE."

E bem sei.

Bela escolha, Débinha!

Anônimo disse...

Realmente, só podia ser Clarice msm.
Legal Débinha!

Design by Blogger Templates