O melhor adubo

Acho que não existe ninguém que nunca teve que lidar com o perdão. Perdoar ou ser perdoado, não perdoar ou não ser perdoado, todo mundo já passou por uma dessas situações, e deve ter aprendido - ou não - alguma coisa com isso.
Eu nunca tive problemas em perdoar, mas de algumas "perdoadas" pra cá, percebi o quanto o perdão é importante para o aprendizado, para o amadurecimento.
Esses dias uma amiga me pediu perdão por um erro que cometeu, e eu perdoei de coração, simples assim. Senti que ela estava realmente arrependida, e isso já valeu. Disse a ela que quando uma pessoa se arrepende do que fez e tem coragem de pedir perdão, isso a faz merecer uma segunda chance. Percebi que eu sou boa em perdoar, mas nem sempre foi assim, veio com o tempo.
Tem gente que diz que "Perdoar é esquecer", mas eu prefiro aquela outra ideia de que "Perdoar é não sentir mais dor quando se lembra do ocorrido", isso, sim, é perdoar de verdade. Porque você pode até tentar esquecer uma pessoa que te machucou ou ignorar uma situação que te deixou muito triste e fingir que aquilo nunca aconteceu na sua vida, mas isso não é perdão.
Perdão é quando você consegue olhar pra trás e não odiar alguém que te magoou, que te traiu, que te julgou, que mentiu pra você. Perdoar é quando você lembra de uma situação que te fez sofrer muito e sente que você aprendeu com aquilo, que você cresceu. É quando a ferida não dói mais, mesmo que a cicatriz ainda esteja lá. A cicatriz é pra te lembrar que um dia aquela ferida doeu e sangrou, mas te fez alguém mais forte e, hoje, faz parte da sua história, do seu amadurecimento.
O perdão é um dos mais importantes adubos do nosso jardim, é ele que faz as flores crescerem com mais cor e mais vida, e elimina a maior parte das ervas daninhas. Ainda bem que o nosso Jardineiro é cuidadoso e compartilha conosco um pouco desse adubo a cada dia.

Beijos floridos,

Bel.

4 comentários:

Débora Leite disse...

Adorei, Flrozinha!
Lindo lindo! E nem preciso dizer que assino embaixo.

Amo você, lindeza!

Cíntia Mara disse...

Que linda reflexão, Bel!
Eu não sou fácil pra guardar mágoas. Brigo, grito, xingo, choro, mas se 5 minutos depois a pessoa mudar de assunto eu fico de boa outra vez, rsrsrs. Mas acho que todo mundo tem aqueles pontos fracos, que se alguém mexer, acabou... E esse é o grande problema :/

Bjos

Annie Mucelini disse...

Concordo com tudo. Lembrei de uma das nossas conversas de travesseiro. É muito bom poder lembrar de uma coisa sem ressentimentos.

Beijos, flor belíssima!

Manu disse...

Sei que estou atrasada, mas só encontrei o blog de voces agora..rsrs....

perdoar, sabe, tenho uma situação que não consigo perdoar, ja pedi tanto a Deus pra Ele me ajudar, mas nem assim consigo tirar isso de mim, e sei o qto esta me fazendo mal td isso.....ja perdoei erros, falhas, mas isso....é uma coisa que me bloqueia....=/

acho que é isso...

bjokas

Design by Blogger Templates