Oh, joga tudo no lixo!

Coisa boa é renovar, dizem. E é mesmo. Com as férias, de fato, em minha companhia, estou aproveitando para dar uma organizada na bagunça. Aquela papelada toda do semestre inteiro precisa ter um destino e aproveitei essa quarta-feira preguicinha para fazer isso.

Eu custo a ter ânimo para organizar minhas coisas, mas quando pego pra fazer, é um dia inteiro enfurnada no quarto. Nunca vi taaaanto papel, caderno, livro, apostila, planejamento de aula... Muita coisa. Coisa nova, coisa velha, coisas! Daí, que nessa arrumação toda eu comecei a pensar numa bela e famigerada metáfora, 'bora dar uma limpada na vida também!'

Vocês são apegados a papéis? Eu sou! Bilhetinhos, provas velhas, cadernos velhos, cartinhas, papel de bala, de bombom, agenda velha. Guardo tudo! Mas como minha casa é como todas as outras e possui um limite de espaço, chega uma hora que não dá. Tem que jogar fora! E é aí que começa a rolar o momento desapego. Difííícil! Mas aí eu me lembro de uma frase dessas bem de 'Dicas para organizar sua casa' do Jornal Hoje. 'Se você não usa determinada coisa há pelo menos seis meses é sinal de que não vai usar mais. Pode se livrar.' E lá vou eu. Foram 6 sacolas de papéis dos mais diversos! E fui pensando que mesmo sendo necessário, tudo que foi embora tinha um pedacinho de mim (especialmente do meu dinheiro. Aff, xerox da faculdade), mas é preciso se livrar de certas coisas e pensei se não tá na hora de dar uma limpada na vida também.

É claro que esse clima de 'ano novo, vida nova' é super demodê, mas falar que não se passa por isso é um pouquinho de hipocrisia, né? É inevitável traçar metas, fazer planos, sonhar e fazer um balanço do que foi o ano. E é nessa hora que rola aquele sentimento de 'tem coisas que eu preciso jogar fora'. E tem mesmo. Tem tanta coisa que eu preciso jogar fora e não pegar de volta em 2011. Tem coisa, inclusive, que eu jogo fora todo ano, mas corro no lixo e pego de novo. (Droga!) Tanta coisa que, se eu pudesse, não teria acumulado, não teria feito... O que dá pra consertar, a gente conserta. O que dá pra reaproveitar, reaproveita, mas o que não tem jeito, há de se jogar fora. Pras coisas novas surgirem, tem que ter espaço, e se as velhas estiverem lá... bem, acho que não dá, né?

beijos,
Deb

2 comentários:

Cíntia Mara disse...

Eu preciso muito arrumar o meu guarda-roupa, mas não vou ter nem um diazinho antes da viagem pra fazer isso, vou ter que deixar pra volta.
E tem muita coisa de 2010 que eu quero jogar fora e não ouvir falar nunca mais. Este ano foi difícil.

Beijos

Anônimo disse...

certíssima, também preciso livrar-me de 'alguns papéis'.

Design by Blogger Templates