ABSURDO

"Estudantes dizem que o professor e o aluno teriam tido uma discussão recentemente, quando o aluno teria ameaçado o professor de morte, caso fosse reprovado. 'Parece que o professor não teria levado a sério', contou o aluno ouvido pelo Domtotal." http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=280651

Hoje, ao sentar à mesa para tomar o café da manhã, fui 'surpreendida' com minha mãe jogando o jornal na minha frente e apontando para a manchete 'Aluno mata professor dentro da Faculdade'. Arregalei os olhos e quase não acreditei. Mas me lembrei das diversas agressões que professores, colegas meus, já sofreram e pensei 'Uma hora ou outra, isso ia acabar acontecendo mesmo'.

Lendo a reportagem, descobri que o aluno, um rapaz de 23 anos, já possuía um histórico de violência, já tendo se envolvido em diversas confusões com a polícia, inclusive fora expulso de uma outra faculdade por ter agredido um funcionário da mesma.

Como assim?

O motivo do crime teria sido a reprovação do aluno em uma matéria ministrada pelo professor Kassio Vinícius Castro Gomes, 39. Este já teria sido ameaçado pelo aluno Amilton, mas 'obviamente', não levara a ameaça a sério.

Talvez muitos dirão, 'Esse professor deveria ter feito algo; denunciado a ameaça etc'. Mas colocando-se na posição do professor, eu, como professora, talvez também não teria levado a sério a ameaça do aluno. Será possível que alguém seria capaz de matar outra pessoa por causa de uma reprovação? Hoje vimos que sim.

Como professora, fico indignada ao ver que a minha classe tem sido tratada assim, com tanto desrespeito, não como seres humanos que tanto estudaram para que pudessem repassar conhecimento. Somos vistos como 'empregados' dos alunos, principalmente daqueles que estudam em uma rede privada de ensino. Já ouvi diversos casos em que o aluno diz para o professor 'Sou eu quem pago seu salário' e o professor, muitas vezes, se vê incapaz de fazer algo por se submeter a essas agressões, haja vista que na maioria das vezes, a direção da escola não os apoia. Já vi o caso também de uma professora que fora obrigada pela coordenação da escola a pedir desculpas a um aluno que, tendo chamado a professora de burra, foi ordenado a se calar. A coordenação alegou que a professora jamais poderia ter pedido o aluno para se calar! Mas o aluno, subentendidamente, pode chamar a professora de burra!

Não quero ser radical, dizendo que deveríamos voltar 30 anos no tempo e retornar com o uso da palmatória e outros artífcios 'educadores', mas gostaria sim, de voltar, pelo menos, uns 10 anos no tempo, quando palavra de professor valia de alguma coisa e este não precisava fazer das tripas, coração para que seus alunos o respeitassem como autoridade.

Fico pensando 'Onde é que vamos parar?', 'Quando é que a educação no Brasil deixará de ser tratada como um produto que é comercializado e o professor como um empregado?'.

Quantos professores mais terão que morrer para que as autoridades percebam que não são só os alunos que sofrem de bullying? Será que nós, professores, nos tornamos reféns de uma sociedade que nos vê como meras máquinas de aprovar e reprovar alunos?

Lamentavelmente,
Débora Leite.

1 comentários:

Mnê Lopes disse...

Triste mesmo, viu...Tenho alguns amigos professores q passam por cada coisa! O que fico pensando é q isso é falta de educação pela parte dos pais... onde já se viu, não respeitar autoridades?! Imagina agora q tipo de pessoas esse povo vai se tornar? Q tipo de cidadão? E o exemplo q dão a outros alunos?

Design by Blogger Templates