Eu sou uma professora de verdade

Flores queridas!
Desculpem a ausência do jardim, é que agora eu sou uma professora, uma professora de verdade; e minha vida tem se resumido a ler apostilas e livros da faculdade, e agora, preparar aulas de inglês para turmas de 1ª a 4ª série.
Na verdade, a parte das apostilas e livros da faculdade já existia há algum tempo, mas a vida de 'professora de verdade' começou hoje!
Até ontem, minha experiência como educadora contava apenas com alguns anos cuidando de crianças em turmas de Escola Bíblica Dominical, Encontros Bíblicos de Férias e dando algumas explicações particulares que nem sei se poderiam ser chamadas de 'aulas'. Mas hoje as aulas da faculdade de Psicologia infantil e Didática começaram a fazer mais sentido.
Eu senti na pele o trecho da música do Gonzaguinha que a professora de Didática passou nas primeiras aulas deste período : 'veja o brilho dos meus olhos e o tremor das minhas mãos', só que ao contrário.
O tremor das mãos começou assim que cheguei na escola e vi um monte de crianças correndo, brincando e rindo. Eu queria que elas gostassem das aulas de inglês e de mim, mas não só por gostar, queria que os momentos que passássemos juntos fizessem diferença na vida delas, assim como eu sabia que fariam na minha, proporcionando, assim, o brilho nos olhos. E foi o que eu pedi na breve e sincera oração que fiz antes de entrar na primeira classe: a 2ª série.
Creio que a diretora colocou o primeiro horário para a 2ª série como uma espécie de prova de fogo, pensando: ou ela vai amar, ou ela vai sair correndo. E apesar de eu ter pensado que algum membro meu ficaria por lá, eu amei.
A turma, embora agitada, é muito carinhosa, e isso fez valer a pena as 145286579456782015 vezes que eu tive que mandar alguém sentar ou não bater no colega. E na saída, eu ganhei um super abraço surpresa em grupo, o que me fez pensar que perderia alguma parte. Mas não, saí de lá inteira e pronta pra outra. E a outra foi a 1ª série.
A 1ª série era a 2ª maior e, consequentemente, mais agitada. Mas como eles eram menores, foi mais fácil impor respeito e colocar ordem. Eles também foram doces e participativos, e no final, me pediram pra não ir embora porque a 'tia' que iria entrar era muito brava e eu era calminha, hauhauhauh.
Da 2ª eu fui pra 3ª série, preparada pro pior, já que eles eram maiores. Me enganei completamente. Tá, nem tão completamente assim... Mas tirando uns 2 ou 3 engraçadinhos que queriam chamar a atenção, a turma é ótima, interessada e participativa, o que fez a aula render e eu perceber que eles realmente haviam aprendido o que eu me propus a ensinar.
A 4ª série é o sonho de qualquer professor do ensino fundamental: pouquíssimos alunos, e todos meninas (sem preconceitos, mas sabe, né, meninas são mais comportadas e fáceis de lidar nessa idade). Foi a única turma em que eu não tive que levantar a voz em nenhum momento, nem ficar insistindo pra repetirem as expressões em inglês. Elas eram moças - 'princesas', como eu as chamei. E a aula foi tão proveitosa que eu nem vi o tempo passar!
No final das contas, eu ganhei balas, desenhos e flores, mas também, e principalmente, abraços beijos, e sorrisos - sinceros.

Saussure explica?


A Linguística, ciência cujo pai é Ferdinand de Saussure, explica o que nós, comumente, taxamos como 'erro', através de fatores como grau de escolaridade, faixa etária, situação socioeconômica... Mas passagem pela polícia é novidade pra mim.

Aprendendo com Daniel. Parte I.

DANIEL 1

8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

Precisamos DECIDIR não nos contaminar. Essa é uma decisão que tomamos ao nos tornarmos filhos de DEUS. É isso que significa mudança de vida. UMA DECISÃO DE NÃO SE CONTAMINAR COM A PORÇÃO DAS IGUARIAS DO REI. Não parecia nada de mais, afinal, qual o problema em comer da comida do rei e beber da comida dele? Todo o problema. É assim que o mundo mostra pra nós, coisas aparentemente boas e que, não nos causarão dano nenhum a curto prazo, mas a longo prazo destruirão nossa vida. Por isso ESCOLHAMOS NÃO NOS CONTAMINAR COM A COMIDA DO PRÍNCIPE DESSE MUNDO!


12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.
13 Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.
14 Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.

P.S.: Na NVI, ao invés de GORDOS, está FORTES.

Façamos uma experiência genuína de mudança de vida e provemos como tudo fica diferente! Talvez as coisas não fiquem 'melhores' humanamente falando, mas certamente estaremos mais fortes para enfrentarmos as adversidades. Mudanças são difíceis. Mudar hábitos e costumes requer perseverança e disciplina, que só podem vir de Deus. Tenho certeza de que não foi nada fácil para Daniel e seus amigos mudarem seus hábitos, mas eles permaneceram, e essa decisão os mudou tanto que foi algo fisicamente notável. Portanto, quando DECIDIMOS não nos contaminar e permanecer na força do Senhor, ELE se inclina pra nós e se atenta em nos ajudar.

19 Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.

P.S.: Na NVI diz que eles passaram a servir o rei.

Nossa mudança de vida nos faz diferente dos demais. Não para nossa própria glória e honra, mas para GLÓRIA E HONRA DO SENHOR. As pessoas passam a notar algo diferente e bom em nós quando DECIDIMOS MUDAR DE VIDA.

DANIEL 2

16 Ao que Daniel se apresentou ao rei e pediu que lhe designasse o prazo, para que desse ao rei a interpretação.
17 Então Daniel foi para casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros,
18 para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério,

Nem sempre Deus nos mostra as coisas na hora que achamos que ELE deveria mostrar. 'Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.' Às vezes, Deus requererá de nós um tempo. É tempo então de nos prepararmos, de orarmos, de, se for o caso, pedirmos ajuda em oração a outras pessoas, de nos dispormos a ouvir dELE e esperar o momento oportuno em que ELE falará conosco. Deus poderia ter dado a interpretação do sonho para Daniel naquele exato momento? Poderia, ELE é Deus, faz o que quer! Mas ELE tinha um plano maior, que não nos compete saber. O importante é que, quando colocamos nossas vidas inteiramente nas mãos dELE, podemos ter a certeza de que a resposta virá no TEMPO EXATO. Perceba que Daniel não se desesperou. Ao contrário, ele foi para casa, contou a seus amigos, pediu a eles ajuda em oração, e esperou o momento em que DEUS o revelaria o mistério. Ao lermos, parece que foi fácil e banal, mas imagine alguém que a sua vida depende exclusivamente de saber um sonho. Daniel SÓ podia confiar em DEUS, não havia outra maneira de ele descobrir o sonho e nem sua interpretação. Ele seria morto caso não interpretasse o sonho. Às vezes, nos vemos diante de situações que precisamos de um prazo determinado para responder a algo, assim foi com Daniel. E DEUS, como sabia de Daniel e o respondeu no tempo certo, também sabe de você e te responderá no TEMPO CERTO. FAÇA COMO ELE, ENTÃO. NÃO SE DESESPERE! 'VÁ PARA CASA', CLAME AO SENHOR E ELE TE RESPONDERÁ!

19 Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; pelo que Daniel louvou o Deus do céu.

Deus é sempre fiel e não nos desampara!

20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força.
21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos.
22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que estáem trevas, e com ele mora a luz.
23 Ó Deus de meus pais, a ti dou graças e louvor porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos; pois nos fizeste saber este assunto do rei.

Sejamos gratos a Deus e reconheçamos que TUDO vem dELE!!!


Os Planos de Deus

"Pois Eu bem sei os planos que estou projetando para vocês, diz o Senhor; planos de paz e não de mal, para lhes dar um futuro e uma esperança." (Jr 29:11)

Não adianta, a gente pode tentar prever, entender e explicar os Planos que Deus tem pra nossa vida, mas pelo simples e maravilhoso fato de serem projetos dEle, isso já os torna inexplicáveis, e melhor que isso, inquestionáveis.

Pois, como Paulo já dizia ao povo de Éfeso: "Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos." (Ef 3:20)

"Infinitamente mais do que pedimos ou pensamos". Sentiu a grandiosidade? Não, né, eu sei.

Pense numa coisa que você quer muito... Uma casa nova? O carro do ano? Um namorado bonito e inteligente? O emprego dos sonhos?
Ele tem mais pra você, muito mais!

Entretanto, eu confesso que de vez em quando (ou de vez em sempre?) eu fico um pouco ansiosa ou talvez "curiosa" em descobrir, poder sentir o gostinho, ou ter uma mínima noção das bençãos que Deus tem reservado para mim. Seria tão mais fácil saber o que me espera e já sentir meu coração saltitando dentro de mim pelas circunstâncias e situações novas e agradáveis. Acho até que minha vida seria bem mais organizada...

Mas e daí, que graça teria? Qual é a vantagem de uma criança que - propositalmente ou não - descobre, na véspera do aniversário, o presente que os pais lhe prepararam com tanto carinho? Ou então, que encontra os ovos de páscoa antes do domingo de manhã? Na hora pode até ser legal e aparentemente proveitoso, mas o momento tão esperado não terá toda a emoção merecida.

É exatamente assim que eu enxergo e tento (apenas tento, prefiro assim) compreender os Planos de Deus pra nossa vida (ou pelo menos pra minha); eles são surpresas, presentes cuidadosamente preparados e que são nos dado de maneira única, e claro, na hora certa. E digo isso baseada nas surpresas que Ele já me fez, que de tão lindas e inimagináveis, não me deixariam tão feliz se eu já soubesse de sua existência, ou então, se me fossem dadas antes do tempo.
Ele é o Melhor, tem o Melhor, vai nos dar da Melhor forma e no Melhor tempo!

E lembre-se: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam." (1 Co 2:9)

Mal posso esperar!

E sem mais delongas... o que sou.

“Sou o que se chama de PESSOA IMPULSIVA. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que IMEDIATAMENTE. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. Há um perigo: se reflito demais, deixo de agir. E muitas vezes prova-se depois que eu deveria ter agido. ESTOU NUM IMPASSE. Quero melhorar e não sei como. Sob o impacto de um impulso, já fiz bem a algumas pessoas. E, às vezes, ter sido impulsiva ME MACHUCA MUITO. E mais: nem sempre meus impulsos são de boa origem. Vêm, por exemplo, da cólera. Essa cólera às vezes deveria ser desprezada; outras, como me disse uma amiga a meu respeito, são CÓLERA SAGRADA. Às vezes minha bondade é FRAQUEZA, às vezes ela é benéfica a alguém ou a mim mesma. Às vezes restringir o impulso me ANULA e me DEPRIME; às vezes restringi-lo dá-me uma sensação de FORÇA INTERNA.QUE FAREI ENTÃO? Deverei continuar a ACERTAR e a ERRAR, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo LUTAR e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um JOGO INFANTIL, do que tantas vezes é uma ALEGRIA PURA. Vou PENSAR no assunto. E CERTAMENTE O RESULTADO VIRÁ SOB A FORMA DE UM IMPULSO. Não sou madura bastante ainda. OU NUNCA SEREI.”

Clarice Lispector

Júlia

Ele parecia ter saído direto dos livros que Júlia constumava ler no início da adolescência. Os olhos ternos e serenos de Eduardo pareciam ler-lhe a alma, e a boca era a mais bem desenhada que já vira em toda a vida.

O jeito de andar e a covinha que brotava em seu rosto quando sentia vergonha só encantavam ainda mais a garota, e, apesar de ter prometido a si mesma que dessa vez não iria se precipitar, pensava nele diariamente e durante as aulas, desenhava pequenos corações nas bordas das folhas do caderno.

Tudo o que ele dizia a fazia rir, e suas inúmeras afinidades os presenteavam, dia após dia, com longas e agradáveis conversas. Contudo, a despedida não era tão dolorosa para Júlia, pois sabia que logo o veria novamente.

- Boa noite, meu bem, até daqui a pouco.
- Daqui a pouco?
- É, nos meus sonhos.

Design by Blogger Templates